(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|URAP

União de Resistentes Antifascistas alerta para a ameaça da extrema-direita

Atenta ao calendário eleitoral deste ano, a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) chama a atenção para «manobras antidemocráticas que urge impedir». 

Fortaleza de PenicheCréditosMário Caldeira / Agência Lusa

Num comunicado enviado às redacções, a URAP reconhece que, apesar de até agora ter passado «à margem dessas inquietações», Portugal «começa a ser afectado por um fenómeno que, em fase embrionária, experimenta a criação de uma fase de agitação social cujo carácter forçado se afigura manifesto». 

O alerta, que já foi enviado para entidades como o ministro da Administração Interna e a procuradora-geral da República, surge perante a manifestação anunciada pelo movimento do neo-nazi Mário Machado para 1 de Fevereiro, que a URAP define como «saudosistas do regime finado em Abril de 1974».

A associação admite que o calendário eleitoral deste ano, que se inicia em Maio com as eleições para o Parlamento Europeu, «é motivo de particulares movimentações políticas [...] com inevitáveis reflexos na nossa política interna», e que o poder do Estado de direito democrático tem que ser afirmado, em conformidade com o que prevê a Constituição da República. 

A URAP foi fundada a 30 de Abril de 1976 pelos antifascistas que durante a ditadura de Salazar criaram a Comissão de Socorro aos Presos Políticos. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui