(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Forças Armadas

Militares criticam atrasos nas promoções

Remeter deliberadamente as promoções para o final de cada ano «tem sido uma prática ilegal» sancionada pelo Governo e criticada pelas associações militares.

CréditosManuel Araújo / Agência Lusa

A Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) fez chegar ao Ministério da Defesa Nacional (MDN) e às chefias dos três ramos das Forças Armadas um ofício chamando a atenção para o facto de que, conforme explicita o Estatuto dos Militares das Forças Armadas, «as listas de promoção para 2021 já deveriam ter sido homologadas até 15 de Dezembro de 2020 e publicadas até 31 de Dezembro de 2020», o que não aconteceu. Aliás, «nos termos da legislação subsidiária aplicável», o prazo «para proceder às promoções em causa» é de 120 dias.

A AOFA não quer ver repetidas este ano as ilegalidades acima descritas e que têm prejudicado os rendimentos e as «expectativas de desenvolvimento de carreiras» dos militares. Nesse sentido, exorta o MDN a cumprir e fazer cumprir os prazos indicados.

Recorde-se que, na última semana e através de comunicado, também a Associação Nacional de Sargentos deixou críticas ao «facto, que se repete há alguns anos, de estarmos já a entrar no segundo trimestre do ano e as listas de promoção para 2021 ainda não serem conhecidas».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui