(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|grande distribuição

Cadeias de supermercados acusadas de cartel

As empresas Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan e o fornecedor Bimbo Donuts foram acusados pela Autoridade da Concorrência (AdC) de concertação de preços, prejudicando os consumidores.

CréditosMário Cruz / Agência Lusa

«Após investigação, a AdC concluiu que existem indícios de que as empresas Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan utilizaram o relacionamento comercial com o fornecedor Bimbo Donuts para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos deste último, em prejuízo dos consumidores», afirma a AdC em comunicado, considerando a conduta em causa «muito grave».

Os três grupos de distribuição alimentar e o fornecedor de bolos, pães pré-embalados e substitutos do pão, acusados de concertação dos preços praticados ao consumidor, foram objecto de nota de ilicitude há um dia, depois de a investigação concluir existirem indícios da prática de cartel.

«A adopção da nota de ilicitude não determina o resultado final da investigação», ressalva aquela autoridade, esclarecendo que vai ainda ser dada oportunidade às empresas de serem ouvidas e de se defenderem.

«Os comportamentos investigados duraram vários anos, tendo-se desenvolvido, pelo menos, entre 2004 e 2017», precisa a AdC, explicando tratar-se de uma prática que prejudica os consumidores por limitar a opção de escolha pelo preço, uma vez que aquelas três cadeias de supermercados representam «mais de metade» do mercado da grande distribuição em Portugal.

A AdC diz ter em curso «mais de dez investigações» no sector da grande distribuição de base alimentar, algumas ainda sujeitas a segredo de justiça, e adianta que a acusação hoje anunciada integra um «segundo conjunto» de casos em investigação, que envolvem a grande distribuição e fornecedores.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui