(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|OE2019

Utentes exigem reforço do investimento na Transtejo e Soflusa

A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul denuncia que a verba prevista para a Transtejo e a Soflusa é «insuficiente» e que não é «com anúncios» que se atravessa o Tejo. 

Créditos / Jornal i

Num comunicado enviado ao início da tarde, os utentes afirmam que, depois dos anúncios da aquisição de dez novos navios para a Transtejo e para a Soflusa, e do reforço de verbas para a manutenção da frota (que tinha sido rejeitado no Orçamento do Estado para 2018), a proposta de Orçamento do Estado para 2019 para estas empresas é «manifestamente insuficiente». 

Salientam que as últimas semanas têm sido «críticas» ao nível do serviço prestado pela Transtejo, «com a sucessiva supressão de ligações entre Cacilhas e o Cais do Sodré», e insistem na urgência de a empresa adquirir mais barcos, contratar mais trabalhadores e realizar uma manutenção «séria» dos equipamentos existentes. 

Até porque, ironizam, «os utentes da Transtejo e da Soflusa não atravessam o rio com anúncios de futuros barcos, de futuras manutenções, da futura contratação de trabalhadores». Desta forma, acrescentam que não se pode esperar que as pessoas prefiram utilizar o transporte público «quando este não é minimamente fiável». 

A degradação do transporte fluvial prestado pelas empresas Transtejo e Soflusa acentuou-se nos anos da troika, com navios encostados por falta de manutenção ou de renovação dos certificados de navegabilidade

A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul informa que já fez chegar a denúncia da situação na Transtejo ao Governo, grupos parlamentares e Área Metropolitana de Lisboa. Entretanto, está já agendada uma reunião com a Câmara Municipal de Almada a quem os utentes vão solicitar que tome posição sobre a  matéria.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui