(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|SNS

Utentes de Torres Novas exigem médicos nas extensões de saúde

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo realizou uma vigília ao final do dia desta quarta-feira, frente à Extensão de Saúde de Assentis. Novas acções de luta estão previstas para Setembro.

Créditos / mediotejo.net

Cerca de cem pessoas marcaram presença na acção promovida pela Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo cujo objectivo era exigir um médico de família para a Extensão de Assentis, no concelho de Torres Novas (Santarém). Num comunicado enviado ao AbrilAbril, a estrutura revela que, «depois de diversas iniciativas públicas», a Câmara Municipal de Torres Novas informou que até 1 de Outubro, o «mais tardar», haverá médico quatro dias por semana, em quatro horas diárias.

«Embora seja uma situação de recurso, a Comissão de Utentes informou que vai contactar as entidades envolvidas no sentido de ser antecipada a data de início de prestação de cuidados médicos localmente», revela o comunicado, salientando que «é mais fácil» deslocar um médico do que obrigar dezenas de utentes a terem cuidados médicos na cidade de Torres Novas. 

Acrescenta que será dado conhecimento às populações do desenvolvimento do processo e das respostas obtidas. Entretanto, e porque «estão em perigo muitos cuidados de proximidade em toda a região», a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo anunciou ontem a realização de «vigílias por colocação de médico» em várias extensões de saúde, estando previstas acções junto às extensões de Atalaia (Vila Nova da Barquinha), no dia 11 de Setembro, e de Carrazede/Paialvo (Tomar) a 15 de Setembro. 

No âmbito da Jornada Nacional de Defesa e Reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no próximo dia 16 de Setembro, vai realizar-se uma iniciativa distrital em Santarém, na tarde desse dia. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui