(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Reino Unido

Ferroviários britânicos mantêm campanha contra o encerramento de bilheteiras

O sindicato ferroviário RMT deu sequência, esta quinta-feira, à campanha para manter quase mil bilheteiras a funcionar, organizando protestos e distribuindo folhetos à população pelo país fora.

Créditos / Morning Star

Entre as acções levadas a cabo, contou-se uma grande concentração à entrada da estação de King's Cross station, em Londres, informa o periódico Morning Star.

No âmbito de uma longa luta por melhores salários e condições, milhares de trabalhadores ferroviários do Reino Unido devem fazer greve nos próximos dias 20, 22 e 29, convocada pelo National Union of Rail, Maritime and Transport Workers (RMT).

Na agenda das reivindicações, inclui-se agora, também, a luta contra o encerramento das bilheteiras nas estações ferroviárias.

Em declarações à imprensa, Mick Lynch, secretário-geral do RMT, disse que o sindicato e os utentes dos comboios «não querem uma ferrovia desumanizada», onde vinguem «o crime» e «comportamentos anti-sociais», e que seja «inacessível à população mais vulnerável».

Neste sentido, Lynch deixou claro que o sindicato vai lutar contra os planos anunciados pelo governo de Rishi Sunak de encerrar bilheteiras em massa, e pediu aos utentes que apoiem a campanha em curso.

Para o RMT, os anúncios recentes relativos ao encerramento de bilheteiras nas estações ferroviárias são uma cortina de fumo para tapar o «desmantelamento em grande escala das estações», com consequências para a segurança ferroviária, os trabalhadores (não apenas das bilheteiras) e a assistência aos passageiros.

«O nosso sindicato está a lançar uma campanha para salvar as bilheteiras em cada aldeia, vila e cidade deste país», afirmou Mick Lynch.

No Parlamento britânico, o tema foi alvo de debate, esta quinta-feira, com vários deputados a manifestarem preocupações sobre o anúncio da medida do governo conservador, o impacto que terá nas populações mais idosas e nas pessoas com deficiência, e as consequências que terá para o futuro da ferrovia no Reino Unido.

Segundo refere o Morning Star, estão a ser arquitectadas várias campanhas em diversos pontos do país, com o objectivo de impedir o encerramento das bilheteiras e dos serviços a elas associados.

Em Hebden Bridge, no condado de West Yorkshire, cerca de 50 pessoas participaram numa concentração de protesto contra o encerramento previsto.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui