(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Nicarágua

Cooperativas de Manágua modernizam frota com 250 autocarros da China

Para reforçar o sistema de transporte público no país centro-americano, o governo nicaraguense entregou 250 autocarros chineses a cooperativas da região da capital, Manágua.

CréditosJairo Cajina / el19digital.com

Na cerimónia de entrega, esta quarta-feira, que contou com a presença do embaixador da China, o ministro nicaraguense dos Transportes e Infra-estruturas, Óscar Mojica, destacou as medidas do executivo sandinista com vista a garantir a modernização dos transportes colectivos no país centro-americano.

Segundo expressou, houve «uma mudança radical na modernização, segurança e conforto do transporte urbano colectivo da capital e de outras cidades do país».

O titular da pasta dos Transportes precisou que, ao longo deste ano, foram integrados no sistema de transporte de passageiros 800 novas unidades: 300 autocarros provenientes da Rússia, entre os meses de Janeiro e Maio, e 500 recebidos da China, entre Outubro e Novembro.

Na presença da presidente do Município de Manágua, Reyna Rueda, o ministro destacou ainda a renovação da frota na capital: «Mil e cem autocarros modernos, cómodos e seguros, mantendo sempre a mesma tarifa para a população», disse Mojica, citado pelo portal el19digital.com.

Por seu lado, o presidente da União Regional de Cooperativas de Transporte Colectivo, Danilo Sánchez, agradeceu ao executivo de Ortega por ter em conta as necessidades da população e os direitos dos trabalhadores do sector, já que, durante os governos neoliberais, «ninguém fez caso de nós».

A frota de autocarros da marca Yutong entregue esta quarta-feira a 26 cooperativas do departamento de Manágua põe termo à segunda etapa de unidades provenientes da China.

De acordo com a informação recentemente divulgada pelo Ministério dos Transportes e Infra-estruturas da Nicarágua, no próximo ano está prevista a chegada de mais 2000 autocarros chineses ao país, no âmbito dos planos de modernização da frota a nível nacional.

Relações bilaterais: irmandade histórica apontada para o futuro

Na cerimónia de entrega, o assessor presidencial para a promoção de investimentos, comércio e cooperação internacional da Nicarágua, Laureano Ortega, disse que os laços entre ambos os países se cimentam numa irmandade histórica entre a Frente Sandinista de Libertação Nacional e o Partido Comunista da China.

O embaixador de Pequim em Manágua, Chen Xi, a intervir na cerimónia de entrega // Jairo Cajina / el19digital.com

«Colocam os direitos dos seus cidadãos acima de todas as coisas, reconhecem a importância do ser humano, do desenvolvimento justo para todos, do desenvolvimento integral dos nossos povos para alcançar assim a prosperidade e o bem comum», afirmou.

Ortega, que louvou as conquistas alcançadas pela China com o socialismo, disse que o país asiático é «uma luz de esperança para o mundo inteiro» e mostrou-se confiante de que a Nicarágua, com a ajuda da China, «também consiga erradicar a pobreza extrema».

Por seu lado, o embaixador chinês em Manágua, Chen Xi, considerou importante a decisão do governo nicaraguense de modernizar o sistema de transporte de passageiros com autocarros chineses.

«Uma decisão importante que pode tornar realidade o desejo de que exista um serviço melhor de dia para dia na cidade de Manágua e noutras cidades», afirmou, citado pelo el19digital.com.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui