(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Lisboa

Terratreme celebra 15 anos com ciclo de cinema no Bairro Alto

«15 Anos, 100 Filmes» arranca esta quinta-feira na Casa do Comum, no Bairro Alto, em Lisboa, para celebrar a existência da produtora portuguesa de cinema Terratreme, que ao longo destes anos produziu 115 filmes. 

Créditos / Terratreme

«Em 2008, num movimento de resistência, um colectivo de 6 pessoas reuniu-se para fundar uma plataforma de criação capaz de criar modelos de produção à medida dos filmes que queriam desenvolver. A aproximação da produção à realização e o entendimento da produção como um processo criativo abriram caminho a gestos cinematográficos singulares. Assim nasceu a Terratreme que celebra actualmente o seu décimo quinto aniversário», explica a produtora num comunicado.

A festa de aniversário acontece esta sexta-feira, a partir das 22h, antecipada por uma sessão às 19h, mas o ciclo de cinema começa já amanhã, na Casa do Comum, com a exibição do filme Bab Sebta (2008, 110'), de Frederico Lobo e Pedro Pinho. 

Até ao dia 25 de Janeiro estão programadas 61 sessões com a exibição de 100 obras produzidas pela Terratreme, entre curtas e longas-metragens. O ciclo termina com a exibição de Estados da Matéria, de Susana Nobre (2005, 14') e Clandestina, o mais recente filme de Maria Mire (2023, 82') sobre a resistente antifascista Margarida Tengarrinha.

A Terratreme recorda que ao longo destes 15 anos colaborou com cerca de 55 realizadores e produziu 115 filmes (68 longas-metragens e 47 curtas-metragens), «tendo marcado presença nos mais importantes festivais de cinema do mundo (cerca de 2000 selecções) e recebido mais de 250 prémios». Também na televisão, houve mais de 100 exibições dos filmes da produtora e cerca de 200 entradas em plataformas streaming

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui