(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Évora

Garcia de Resende volta a apresentar «Teatro às Três Pancadas»

A primeira criação do Cendrev, em 2024, baseada no original de António Torrado, regressa ao palco do Teatro Garcia de Resende, em Évora, de 13 a 15 de Maio, com duas apresentações diárias para as escolas.

Créditos / Cendrev

Do livro Teatro às Três Pancadas, incluído no Plano Nacional de Leitura, são apresentadas três peças: Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama, As Três Abóboras e Os Quatro Pés do Trono, com encenação de Jorge Baião e interpretação de Beatriz Sousa, Fabrisio Canifa, Ivo Luz, Luís Bonito e Maria Marrafa.

Segundo António Torrado, citado numa nota do Cendrev, estas peças foram inspiradas em histórias tradicionais e contos que, adaptados pelo próprio, desencadearam a sua transformação em obras teatrais.

Em Teatro às Três Pancadas, uma trupe de saltimbancos caminha de terra em terra para apresentar o seu espectáculo. «Na carroça que puxam, transportam um mundo imaginário, onde não faltam reis, piratas, ilhas, guardas, palácios, magos, cortesãos, mendigos, camponeses… e "o prazer irresistível de inventar o Teatro"», lê-se no comunicado.

«Entramos assim no mundo da imaginação como se entra num sonho que nos leva a um universo transformador e que nos permite ser o que quisermos», acrescenta, salientando que «é nesse universo de transformação que vivem as personagens destas histórias, cujas aventuras pretendem cativar tanto crianças e jovens como os adultos».

Depois de uma digressão pelas freguesias do concelho de Évora nos meses de Abril e Maio, e de muitas sessões esgotadas, o Teatro às Três Pancadas volta a ser apresentado no Teatro Garcia de Resende, entre os dias 13 e 15 de Maio, com duas apresentações diárias para o público escolar, às 10h e às 14h30.  

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui