(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Companhia de Teatro de Almada

«Se Isto é um Homem» candidato a dois globos de ouro

Encenação da Companhia de Teatro de Almada, adaptada da obra homónima do escritor e partisan italiano Primo Levi, está nomeada para o prémio de melhor actor e melhor espectáculo.

CréditosCompanhia de Teatro de Almada

Com estreia no 36.º Festival de Almada, em 2019, quando se comemorava o centenário do nascimento de Primo Levi, o espectáculo que passou por várias digressões por todo o País é agora reconhecido com a nomeação do encenador Rogério de Carvalho e da interpretação de Cláudio da Silva para os Globos de Ouro.

O prémio e é atribuído desde 1996, pela estação de televisão SIC e a revista Caras, a profissionais das várias áreas da arte e entretenimento no País. Não se tendo realizado em 2020, devido à pandemia, a actual edição refere-se a produções estreadas entre Abril de 2019 e Abril de 2021.

«Fui deportado para Auschwitz só em 1944, depois de o governo alemão, em vista da crescente escassez de mão-de-obra, resolver prolongar a vida média dos prisioneiros a serem eliminados, concedendo sensíveis melhorias no seu nível de vida e suspendendo temporariamente as matanças arbitrárias». É assim que o autor da obra introduz as suas memórias do cárcere no campo de extermínio alemão, em Se Isto é um Homem.

«A necessidade de contar "aos outros", de tornar "os outros" participantes, alcançou entre nós, antes e depois da libertação, carácter de impulso imediato e violento, até ao ponto de competir com outras necessidades elementares», motivando o escritor a desenvolver esta obra, em 1947, mas que só veio a ser reconhecida internacionalmente no final dos anos 50.

O campo de extermínio de Auschwitz funcionou durante um período de cerca de quatro anos, entre Maio de 1940 e 27 de Janeiro de 1945, até à sua libertação pelo exército soviético. Estima-se que mais de 1,1 milhões de pessoas tenham sido assassinadas nesse espaço pelo regime nazi.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui