(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|fotografia

Fotografia da Índia vence Concurso Andrei Stenin

A votação online do concurso que tem o nome do fotojornalista russo morto no Donbass, em Agosto de 2014, deu a vitória ao indiano Kabir Jhangiani e às suas «Gaivotas em volta do Rio Yamuna».

Créditos / stenincontest.com

O Concurso de Fotojornalismo Andrei Stenin (http://stenincontest.com) concluiu a fase da votação online no início deste mês, com a vitória a ser atribuída a uma fotografia do fotojornalista indiano Kabir Jhangiani.

Sobre a peça vencedora, Jhangiani diz: «Um homem rema no seu barco ao longo das margens do Rio Yamuna, em Nova Déli. As aves migratórias vêm para a Índia no Inverno. Chegam a diversas partes do país em Outubro e geralmente vão-se embora em Março.»

O segundo lugar foi atribuído a uma série de retratos femininos da autoria de Fabrice Mbonankira (Burundi). Cada uma das peças mostra as mulheres (e os seus familiares) a trabalhar na maior lixeira da capital do país africano, Bujumbura.

No terceiro e quarto postos ficaram fotógrafos russos: Pelagia Tikhonova e Yevgeny Filippov, respectivamente. A primeira apresenta os ensaios da parada militar para assinalar o 77.º aniversário do Dia da Vitória na Grande Guerra Patriótica, com «Lembrando 1945».

Já Filippov apresenta «Corrida individual», que se centra num aluno do ensino primário a esquiar numa escola vazia.

O quinto lugar coube a outro fotojornalista indiano, Sayan Adhikary, de Calcutá, que apresentou «A Tradição Moribunda através do Círculo», centrada numa comunidade piscatória de palafita.

As fotografias a concurso integram quatro categorias – «Notícias de Topo», «Desportos», «O Meu Planeta« e «Retrato. Um Herói do Nosso Tempo» – e são de autores de mais de uma dezena e meia de países, como China, Reino Unido, Espanha, Bangladesh, Bahrein, Itália, Grécia, Irão, Egipto, Argentina, Rússia, Burundi ou Índia.

O concurso, que se realiza anualmente, conta com a organização da agência Rossiya Segodnya, sob o patrocínio da Comissão da Federação Russa para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Entre os objectivos, referem os organizadores, estão o apoio a jovens fotógrafos e chamar a atenção para os desafios do fotojornalismo na actualidade.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui