(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Música de Intervenção

A cantiga é uma arma e todos merecem saber

A cantiga é uma arma e há um conjunto de personalidade que querem que todos saibam. Com esse objectivo foi criada uma petição para classificar a obra de José Mário Branco como de interesse nacional. 

CréditosPatrick Ullmann / Observatório da Canção de Protesto

É uma voz de uma geração. É uma voz que demonstrou que a cantiga pode ser uma arma. É uma voz que considerava que a música só era sua no processo de criação e depois de ser lançada passava a ser de todos. É por todo este reconhecimento que um conjunto de personalidades ligadas à música ou à área musical criou uma petição pública para classificar a obra de José Mário Branco como de interesse nacional.

É neste sentido que no corpo da petição pode-se ler que dado «o percurso cívico e humano do cidadão José Mário Monteiro Guedes Branco», este «tornou-se um marco e inspiração para todos os criadores de canções e arranjadores musicais». 

Segundo a mesma, as canções de José Mário Branco Várias «foram e são ainda hinos que fizeram a banda sonora do nosso caminho coletivo até Abril de 74 e tudo o que se lhe seguiu. A sua obra é, sem qualquer dúvida, um património cultural português. A classificação desta será um passo importante para o seu conhecimento e preservação, assim como um impulso decisivo para a divulgação futura».

Para os promotores da petição, a classificação da obra do cantautor de intervenção ganha sentido por estarmos à beira da comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril de 74, «desse momento tão decisivo para a História do país», e como tal «este reconhecimento oficial será também uma forma de mostrar o papel basilar da Cultura na educação da sociedade».
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui