Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Vitórias Laborais

Sindicato dos médicos fecha acordo com a Santa Casa de Lisboa

Sempre é possível. Após negociações, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), que integra a FNAM, celebrou um acordo colectivo de trabalho que vai permitir um aumento salarial faseado de 20% até Janeiro de 2025.

Médicos defendem a diminuição de utentes por médico de família
Créditos / CelosOnline

O processo negocial entre o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), que integra a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) teve início ainda em Setembro de 2023 mas, desde Janeiro deste ano, estava bloqueado. A retomada das negociações possibilitou, finalmente, o firmar de um acordo que dá aos médicos da Santa Casa aquilo que os médicos do SNS exigem para si.

Até Janeiro de 2025, os trabalhadores vão receber um muito significativo aumento de 20%. Em comunicado enviado ao AbrilAbril, o sindicato reafirma a sua disponibilidade para encontrar soluções que beneficiem os trabalhadores, como é o caso desta actualização salarial que será «distribuída no tempo de forma responsável e justa, com 10% de aumento de imediato e outros 10% em Janeiro de 2025».

Mas a boa vontade não pode ser apenas dos trabalhadores, é preciso que a outra parte (que nestes últimos anos tem sido o Governo PS) tenha interesse em resolver os problemas destes profissionais, em vez de acumular muitas centenas de milhões em excedentes orçamentais. 

No decorrer das negociações, os representantes dos trabalhadores foram informados de que a Santa Casa da Misericórdia não chegou a acordo com o Ministério da Saúde «para os trâmites necessários para a equiparação das carreiras, sendo que essa reivindicação transita para o próximo Governo». Mais um exemplo do deliberado boicote operado pelo PS e pelo ministro da tutela, Manuel Pizarro.

Com o SMZS, foi possível ainda chegar a um compromisso pela abertura de um concurso para consultor e para assistente graduado sénior.

A luta destes médicos não fica por aqui. O Sindicato dos Médicos da Zona Sul e a FNAM garantem que vão «continuar a lutar para que os médicos da SCML possam ver a sua justa equiparação à da carreira médica nas unidades de saúde do SNS, melhorar as suas condições de trabalho e continuar a valorização salarial».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui