Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|concentração

SIADAP: um sistema de avaliação chumbado pelos trabalhadores

Por ocasião da reunião técnica sobre o sistema de avaliação de desempenho (SIADAP), a Frente Comum vai realizar uma concentração amanhã, às 11h, em frente ao Ministério da Presidência.

Na véspera do Dia Mundial da Saúde, a Frente Comum (CGTP-IN) promoveu um protesto junto ao Ministério da Saúde em defesa da valorização dos profissionais e do Serviço Nacional da Saúde (SNS), no qual participaram sindicatos representativos de enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos superiores de terapêutica e diagnóstico, entre outras profissões. Lisboa, 6 de Abril de 2023 
Na véspera do Dia Mundial da Saúde, a Frente Comum (CGTP-IN) promoveu um protesto junto ao Ministério da Saúde em defesa da valorização dos profissionais e do Serviço Nacional da Saúde (SNS), no qual participaram sindicatos representativos de enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos superiores de terapêutica e diagnóstico, entre outras profissões. Lisboa, 6 de Abril de 2023 CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

O Sistema Integrado de Gestão do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) foi criado em 2004 e aplicado à Administração Local a partir de 2006. Desde o início que os sindicatos do sector contestaram este sistema de «avaliação», concebido para dificultar e, em muito casos, impedir a progressão dos trabalhadores.

Em 2013, em consequência das alterações então introduzidas, as regras do SIADAP tornaram-se mais restritivas e discriminatórias, uma vez que o processo de avaliação passou a ser feito apenas de dois em dois anos, impedindo a esmagadora maioria dos trabalhadores de adquirir as avaliações necessárias para a progressão, nomeadamente por via da «opção gestionária».

As quotas do SIADAP impedem que centenas de trabalhadores avancem nas carreiras muito embora tenham uma excelente avaliação, apenas um número reduzido pode subir através deste sistema.

No dia, 19 de Abril, em que se vai discutir o SIADAP (reunião técnica entre o Governo PS e as organização representativas dos trabalhadores) a Frente Comum marcará presença à frente do ministério, «exigindo a sua revogação, o aumento imediato dos salários, a valorização das carreiras e o reforço dos Serviços Públicos».

A concentração, a realizar às 11h, em frente ao Ministério da Presidência, em Lisboa, contará com a presença de dirigentes, delegados e activistas sindicais, informa a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (Frente Comum/CGTP-IN)

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui