|homenagem

Setúbal prepara várias homenagens a João Paulo Cotrim

Os eventos, a realizar no concelho de Setúbal ao longo do ano, evocam a memória do escritor e editor João Paulo Cotrim, criador e curador da Festa da Ilustração da cidade.

João Paulo Cotrim, no Centro Cultural de Paredes de Coura 
CréditosGraça Ezequiel

Uma das primeiras iniciativas, anunciou a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) em comunicado enviado à imprensa, abre ao público já no dia 5 de Fevereiro, na Casa da Cultura, patente até ao final do mês de Março: «a exposição “Dar de Beber aos Olhos” junta uma série de ilustrações da autoria de 11 artistas, oito portugueses e três estrangeiros, que trabalharam e privaram com João Paulo Cotrim.»

A mostra conta com a curadoria do designer José Teófilo Duarte e as obras de André Carrilho, Nuno Saraiva, António Jorge Gonçalves, João Fazenda, Cristina Sampaio, André da Loba, Marta Madureira, André Letria, Osmani Simanca, Pierre Pratt e Alain Corbel.

Todos estes autores marcaram presença em diferentes edições da Festa da Ilustração, criada por João Paulo Cotrim em 2015, com o apoio da CMS. A iniciativa pretende, através de exposições, workshops, música e cinema, ajudar o público na descoberta de figuras ímpares da ilustração nacional e internacional.

A 8.ª edição da Festa da Ilustração, a realizar em Outubro de 2022 em vários equipamentos culturais do concelho, vai ser-lhe integralmente dedicada. O português André Letria e o francês Alain Corbel, «ilustradores que também colaboraram com o homenageado», serão outras das figuras em destaque.

Para o final do mês de Fevereiro, dia 25, está agendada uma sessão literária de homenagem ao escritor e editor, na Casa da Cultura [em Setúbal], na qual serão «apresentadas obras das poetisas Ana Freitas Reis e Inês Fonseca Santos, ambas pertencentes à editora fundada por João Cotrim, a Abysmo».

João Paulo Cotrim, «editor, autor, argumentista, jornalista, programador cultural e responsável pela divulgação e promoção de vários artistas», faleceu a 26 de Dezembro de 2021, aos 56 anos. Para além da Abysmo e da revista Torpor, dirigiu a Bedeteca de Lisboa e o Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui