Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Banca

Processo de consolidação bancária na zona euro continua a todo o gás

Popular: mais um banco oferecido ao Santander

O Banco Popular foi entregue ao Santander por um euro, em mais uma operação de concentração bancária na União Europeia. Depois de receber o Banif, há um ano e meio, o Santander reforça a sua posição não só em Espanha, mas também em Portugal.

A venda do Banco Popular ao Santander foi imposta pelo Banco Central Europeu, que o considerou «em falha ou com probabilidade de falhar»
A venda do Banco Popular ao Santander foi imposta pelo Banco Central Europeu, que o considerou «em falha ou com probabilidade de falhar»CréditosAndreu Dalmau / EPA

O Banco Popular, a sexta maior instituição financeira de Espanha, foi hoje alvo de uma medida de resolução, com a venda imediata ao Santander – maior grupo bancário espanhol e o quarto maior da zona euro – por um euro.

Esta é a primeira medida de resolução após a entrada em vigor do mecanismo de resolução único, em Janeiro de 2016. A última resultou na entrega do Banif ao mesmo Santander que absorve hoje o Banco Popular.

A filial portuguesa do Popular vai ser integrada no Santander Totta, o banco português do gigante espanhol, que passa a contar com um activo próximo do Novo Banco e do BCP, podendo tornar-se no segundo maior banco em Portugal, atrás da Caixa Geral de Depósitos.

O Santander entrou em Portugal em 1998, mas foi no ano seguinte, através da compra do Totta & Açores e do Crédito Predial Português (privatizados pouco tempo antes), que ganhou quota de mercado significativa. Desde 1999 até 2004, quando concentrou a sua operação em Portugal no Santander Totta, passou de uma quota de mercado pouco acima de 1% para mais de 7%.

Ao engolir o Banif, nos últimos dias de 2015, estabeleceu-se como o quarto maior banco português, com uma quota de mercado estimada em cerca de 15%. O peso do Santander Totta deve agora subir para perto dos 17%, de acordo com informação veiculada pelo próprio banco e enviada aos clientes do Popular em Portugal.

As instituições da União Europeia têm vindo, ao longo dos últimos dez anos, a promover a concentração do sector financeiro num lote restrito de instituições. O processo foi acelerado com a crise financeira que teve início em finais de 2008 e que ditou a falência de vários bancos – como são os casos do BPN, do BES ou do Banif, em Portugal.

De acordo com um estudo recente do economista Nicolas Véron, para o grupo de reflexão Bruegel, os oito megabancos europeus já representam perto de 40% do total dos activos bancários da zona euro.

O maior accionista do Santander é o fundo norte-americano Blackrock, que integra o grupo de investidores internacionais que tentaram inviabilizar a operação de recapitalização pública da Caixa Geral de Depósitos e que mantêm um boicote financeiro ao Estado português por perdas suportadas no âmbito da resolução do BES, em Agosto de 2014.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui