Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Orçamento do Estado para 2017

Primeiras propostas de alteração ao Orçamento deram entrada

Comunistas propõem redução no Pagamento Especial por Conta

O PCP quer reduzir o limite mínimo do Pagamento Especial por Conta, introduzir apoios a agricultores e pescadores, e o reforço do financiamento da Lusa. As primeiras alterações ao Orçamento já deram entrada.

CréditosJoão Relvas / Agência LUSA

As seis propostas entregues esta tarde na Assembleia da República são o primeiro conjunto a ser apresentado. O partido quer baixar o limite mínimo do Pagamento Especial por Conta (PEC), que actualmente está nos mil euros, para 850 euros, de forma a dar ínicio a um «caminho para a eliminação do PEC». A medida pode aliviar milhares de pequenos empresários, que vêm suportando «taxas efectivas de IRC discriminatórias e largamente superiores às suportadas pelas grandes empresas», referem numa nota justificativa.

Os comunistas propõe também uma redução de três cêntimos no gasóleo agrícola para explorações até cinco hectares, assim como o alargamento do desconto no gasóleo para a pequenas pesca tradicional à gasolina, criando de uma «gasolina verde». O objectivo é reduzir o peso dos gastos com energia nos custos de produção destes sectores.

Avançam ainda com a proposta de reposição da verba transferida para a Agência Lusa ao nível do que ficou estipulado no Orçamento do Estado para 2016, assim como da transferência automática das receitas relativas à contribuição para o audiovisual da Direcção-Geral do Orçamento para a RTP.

A majoração do subsídio de desemprego para todas as famílias monoparentais é outra das alterações que o PCP quer ver introduzidas no Orçamento. Na proposta do Governo, ficavam excluídos os casos em que o beneficiário recebe pensão de alimentos, já que esta é «direcionada à criança ou ao jovem a cargo e muitas vezes não é sequer paga».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui