Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|solidariedade

CNA reafirma solidariedade com camponeses, pescadores e povo da Palestina

Perante a «escalada perturbadora de violência» das últimas semanas, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) «apela a um cessar-fogo imediato e incondicional» para pôr fim ao massacre em Gaza.

Créditos / Vice

Dê por onde der, há uma certeza: «o fim da ocupação da Palestina é condição basilar para pôr fim ao conflito». Na situação actual, no entanto, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em comunicado, insiste na necessidade urgente de «dar início a um processo de resolução não violenta do conflito entre a Palestina e Israel», começando por um «cessar-fogo imediato e incondicional e ao fim de todos os actos de violência contra civis».

Expressando a sua solidariedade para com todas as vítimas civis e as suas famílias, independentemente da sua religião ou nacionalidade, a CNA junta a sua voz à exigência de uma abertura imediata «de corredores seguros e das fronteiras para garantir que energia, alimentos, água e cuidados médicos, desesperadamente necessários em Gaza, sejam fornecidos imediatamente à população».

A situação não é nova para o martirizado povo palestiniano, seja na Cisjordânia ou em Gaza (até ao momento, 3o de Outubro, mais de 8 mil pessoas foram assassinadas em território da Palestina em poucas semanas). Esta população sofre, há várias décadas, com «elevados níveis de insegurança alimentar, desemprego, expropriação de terras e mar, destruição de infra-estruturas e culturas agrícolas e acesso muito limitado a serviços essenciais» em resultado da ocupação e agressão israelita.

É uma «clara violação do direito internacional, de resoluções das Nações Unidas e dos Direitos Humanos fundamentais» que apenas persiste com a conivência e a passividade de muitos governos, incluindo os de maioria PS/PSD e CDS em Portugal, e de toda a União Europeia. 

Enquanto membro integrante da organização camponesa internacional La Via Campesina (LVC), a CNA faz eco da posição solidária dos camponeses de todo o mundo, reafirmando o seu apoio de muitas décadas aos agricultores, pescadores e a todo o povo da Palestina na luta pelo seu «direito à alimentação, à água e às suas terras, tantas vezes perdidas para dar lugar a colonatos israelitas que são ilegais sob o direito internacional». No comunicado, os camponeses de Portugal expressam ainda a sua solidariedade à organização palestiniana União dos Comités de Trabalho Agrícola (UAWC), também ela integrante da LVC.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui