|Síria

Apesar das sanções e dos roubos, a Síria reconstruiu quase 2500 escolas em 2022

A reconstrução de infra-estruturas educativas que foram danificadas por acções de terrorismo é um dos dados divulgados esta terça-feira no relatório anual do Ministério sírio da Educação.

Alunos na Síria 
Créditos / Prensa Latina

Ao longo deste ano, 2494 instalações educativas que sofreram danos em virtude da acção do terrorismo, em várias províncias do país árabe, foram reconstruídas ou reabilitadas, refere a agência Sana com base no relatório publicado.

«Criámos também 15 escolas de ensino virtual e garantimos 200 salas de aula para a fase pré-escolar em centros públicos», indica o documento.

Acrescenta que o Ministério procedeu à reabertura de 31 escolas de formação de professores nas províncias, de modo a assegurar pessoal docente para a etapa do ensino básico.

Além disso, diz o texto, cerca de 22 milhões de manuais foram impressos este ano, ao mesmo tempo que a tutela preparou e publicou uma série de guias, incluindo guias especializados em língua árabe, estudos sociais, biologia e educação cívica.

Outro elemento apontado foi a escolarização de mais de 76 mil crianças que, devido às condições associadas à guerra, saíram da escola nos últimos anos. Para o efeito, indica a Sana, os cursos de escolarização foram implementados em 2712 escolas do país.

«O Departamento de Saúde Escolar prestou mais de dois milhões de serviços de saúde a alunos e estudantes através de clínicas fixas e móveis», afirma o texto, em que se informa ainda que o Ministério «assinou 65 memorandos de entendimento com organizações internacionais, associações e instituições civis», além de acordos com ministérios, instituições governamentais e países amigos.

Durante 2022, o Ministério sírio da Educação trabalhou para «elevar o nível educativo e prestar atenção ao ensino profissional e associá-lo ao mercado de trabalho», tendo ainda «desenvolvido planos de estudo, currículos, sistemas de exames e modernizado os equipamentos e instrumentos pedagógicos», lê-se no texto.

Reconstrução de milhares de casas e fábricas

Na segunda-feira, foi o Ministério da Administração Municipal que apresentou o seu relatório anual, que também dá conta do trabalho de reconstrução no país levantino.

De acordo com os dados divulgados, 3725 casas parcialmente destruídas pelo terrorismo foram reabilitadas em cooperação com organizações internacionais, enquanto nas ruas de algumas das cidades libertadas foram removidos 100 mil metros cúbicos de escombros.

Ainda de acordo com a tutela, 135 instalações industriais e artesanais voltaram a produzir durante o ano em curso, pelo que, actualmente, existem 10 891 fábricas a participar no processo produtivo do país.

O relatório, a que o portal Al Manar faz referência, aponta ainda a reconstrução de sete hospitais e 76 centros de saúde, bem como a reabilitação de 260 quilómetros de estradas e a construção de mais 30 nas diversas províncias da Síria.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui