(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

|greve

Trabalhadores da CP marcam greve

A greve está marcada para 19 de Fevereiro. Os trabalhadores da CP exigem uma nova negociação efectiva para um regulamento das carreiras que os dignifique e valorize, em oposição ao recente acordo que acusam de aumentar as desigualidades salariais.

Na última greve de 12 de Março, só circularam os comboios previstos nos serviços mínimosCréditosMário Cruz / Agência Lusa

O pré-aviso de greve para o dia 19 de Fevereiro foi apresentado hoje pelos representantes dos trabalhadores que não subscreveram o recente acordo de regulamento de carreiras na CP (Comboios de Portugal).

Este conjunto de organizações sindicais (SNTSF/FECTRANS, SFRCI, SINFA e ASSIFECO) propuseram uma proposta alternativa para a negociação, mas a administração avançou com medidas no sentido de impôr a sua proposta.

«A greve tem como objetivo a negociação efectiva de um regulamento de carreiras que dignifique e valorize os trabalhadores da CP com baixos salários, reduzindo de forma efectiva as desigualdades salariais existentes, em vez de as aumentar enormemente», afirma o SNTSF.

Um exemplo das desigualdades previstas está a «actualização dos salários mais baixos na ordem de 1%, enquanto que no índice mais elevado da tabela esse aumento será de 4,07%», lê-se num comunicado do SNTSF, que defende «esforços no sentido de uma verdadeira partilha dos ganhos de forma mais equitativa».

Véspera e dia seguinte serão afectados

Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF/CGTP-IN), todos os trabalhadores destacados para as 24 horas do dia 19 de Fevereiro de 2018 estão abrangidos, sendo que esperam-se ainda consequências derivadas da paralisação a 18 e 20 de Fevereiro.

No comunicado, o SNTSF explica que a greve terá implicações nesses dias pois abrange também os trabalhadores que iniciem o turno no dia 18 e terminem depois da meia-noite de 19. O mesmo aplica-se aos que entram nesse dia e terminem a 20 de Fevereiro. Situações que iniciem ou terminem o turno fora da sede também são abrangidas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui