(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Restauração

Ibersol quer cortar nos salários dos estafetas

O grupo Ibersol quer reduzir o valor pago aos seus distribuidores, alegando a diminuição do preço dos combustíveis.

CréditosSindicato da Hotelaria do Norte

O grupo Ibersol, que detém, entre outras, as marcas Pizza Hut, Burger King e KFC, obteve lucros de 27,1 milhões de euros em 2019, mais 8,2% que em 2018, perfazendo um lucro de 80 milhões de euros nos últimos três anos, lembra o Sindicato da Hotelaria do Norte (CGTP-IN).

Neste sentido, a estrutura sindical entende não ser «admissível» que a empresa, «na primeira contrariedade do seu negócio» e num quadro de «grandes dificuldades para os trabalhadores», recorra ao lay-off e, deste modo, reduza a retribuição a cerca de 5000 funcionários.

Além disso, o sindicato denuncia que o grupo Ibersol pretende reduzir o valor por entrega aos distribuidores da Pizza Hut de 0,71 euros para 0,67 euros, alegando a diminuição do preço da gasolina no mercado.

Pelo contrário, o sindicato considera que estes trabalhadores exercem funções de risco e merecem «não uma redução da retribuição, mas um prémio de risco».

Sem qualquer actualização salarial em 2019, cerca de 80% dos trabalhadores do grupo Ibersol auferem o salário mínimo nacional, o que contrasta com os lucros divulgados. Além disso, segundo o sindicato, as vendas da Pizza Hut têm aumentado muito neste quadro epidémico, mas os trabalhadores não têm sido beneficiados e continuam a ser confrontados com a escassez de material de protecção.

Por outro lado, a empresa, em vez de aumentar o seu quadro de pessoal, tem recorrido à Uber Eats e à Glovo para a entrega ao domicílio de refeições.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui