(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Elevadores

Greve na Schindler por «salários justos e trabalho com direitos»

Face a uma total ausência de respostas da administração da Schindler, os trabalhadores decidiram agendar uma greve nacional de 24h para o dia 24 de Abril, concentrando-se às 11h em frente à Câmara Municipal do Porto.

Créditos / Fiequimetal

Ainda há muito por fazer na Schindler Elevadores. As acções de luta sucedem-se, há vários anos, na empresa, num braço de ferro em que a empresa parece, por fim, começar a ceder. Para além das greves, os trabalhadores já entregaram, à administração, um abaixo-assinado com centenas de assinaturas, demonstrando a unidade e a combatividade da força laboral na empresa.

A Schindler aplicou aumentos salariais em 2022, no seguimento de greves nacionais realizadas pelos trabalhadores, embora os trabalhadores e os sindicatos ainda não os considerem suficientes.

A greve de dia 24 de Abril, que inclui a realização de uma concentração em frente à Câmara Municipal do Porto às 11h (a secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, já confirmou a sua presença na acção) pretende exigir que a direcção da empresa apresente uma contraproposta para um justo aumento dos salários.

Os trabalhadores querem reduzir as discriminações salariais, «conforme proposta apresentada, nos próximos 2 anos», o fim da «avaliação de desempenho nos aumentos salariais», uma contraproposta para «negociar um regulamento de piquete a nível nacional» e o cumprimento da «decisão do Tribunal Europeu, Processo C266/14, sobre tempo de deslocação para quem não tem local fixo de trabalho», refere o Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI/CGTP-IN), em comunicado enviado ao AbrilAbril.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui