(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Dados do INE confirmam subida no sector

Turismo de vento em popa no início de 2016

O sector registou no primeiro semestre uma subida no número de dormidas e nas receitas, em comparação com o período homólogo.

CréditosClaus Thoemmes / CC BY-SA 3.0

O número de dormidas em estabelecimentos hoteleiros nos primeiros seis meses do ano cresceram 11,2% em relação ao mesmo período de 2015. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para 23 milhões, dos quais 16,8 milhões correspondem a não residentes em Portugal e 6,3 milhões a residentes no País.

A receita total da actividade turística atingiu no primeiro semestre do ano os 1163,5 milhões de euros, mais 16,5% do que em igual período de 2015 e a taxa de ocupação média subiu para 43,1%, mais 2,7 pontos percentuais do que em igual período de 2015.

O INE tornou públicos os resultados preliminares da actividade turística do mês de Junho esta manhã. No documento, reconhece que o número de dormidas e as receitas podem ter sido beneficiadas pelsituação de instabilidade de países concorrentes.

Apesar da subida dos resultados no sector, esta não tem sido acompanhada por uma melhoria nas condições de trabalho e nos salários dos trabalhadores da hotelaria. A precariedade no sector continua a ser uma principais razões dos vários protestos que têm marcado os últimos meses. A par de várias acções de luta nos últimos dias, estão marcadas concentrações de trabalhadores de vários hóteis dos distritos de Lisboa e Setúbal nas próximas duas semanas.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui