(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|CGTP-IN

Morreu Kalidás Barreto

O activo sindicalista, com uma vida dedicada aos trabalhadores e que participou no processo de fundação da CGTP-Intersindical Nacional, faleceu ontem em Castanheira de Pera, aos 88 anos.  

Kalidás Barreto foi dirigente do Sindicato dos Têxteis do Centro, da Federação dos Sindicatos Têxteis e dirigente nacional da CGTP-IN, para cujo Conselho Nacional e Comissão Executiva foi sucessivamente eleito entre 1977 e 1996.

Enquanto activo defensor da unidade dos trabalhadores e contra o divisionismo sindical, desempenhou um importante papel na realização do Congresso de Todos os Sindicatos (CGTP) realizado em Janeiro de 1977.

É autor de várias publicações, nomeadamente Subsídios para a História do Movimento Operário em Castanheira de Pera e A Organização Profissional dos Trabalhadores Têxteis de Leiria.

Após o 25 de Abril de 1974 integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Castanheira e foi também o primeiro presidente eleito da Assembleia Municipal deste município.

Militante do Partido Socialista, Kalidás Barreto foi eleito deputado à Assembleia Constituinte, em 1975. No 25 de Abril de 2004, o Presidente Jorge Sampaio concedeu-lhe a Ordem da Liberdade.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui