(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|juízes

Medidas de valorização da carreira dos juízes em andamento

Foram aprovadas esta quarta-feira, em comissão parlamentar, medidas que corrigem as injustiças de décadas no Estatuto dos Magistrados Judiciais, introduzidas pelo governo de Cavaco Silva.

Créditos

As medidas aprovadas ontem na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias correspondem à confirmação das conclusões da negociação entre o Governo e a Associação Sindical dos Juízes quanto ao Estatuto dos Magistrados Judiciais.

Tiveram luz verde medidas que invertem décadas de problemas na carreira dos magistrados, nas regras de progressão e em matéria de defesa da independência dos juízes, introduzidas pelo governo do PSD de Cavaco Silva e mantidas em vigor até agora pelos diversos governos de PS, PSD e CDS-PP.

Entre os avanços aprovados constam a reposição de regras de progressão na carreira dos magistrados e valorização salarial.

Não obstante as questões agora aprovadas representarem para os magistrados a reposição da justiça e de valorização da sua carreira, PSD e BE uniram-se para votar contra, criticando em particular a reposição salarial dos magistrados, que revoga a norma que impedia, há 30 anos, que os juízes recebessem de acordo com a sua tabela salarial.

Acresce que os tectos salariais mais elevados se aplicarão apenas a um núcleo reduzido de magistrados das instâncias superiores, como consequência natural da harmonização da tabela salarial que é agora devidamente reposta.

Espera-se que estes avanços sejam aprovados definitivamente, considerando a sua aprovação em sede de comissão parlamentar por parte de PS, PCP e CDS-PP.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui