(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|apoios sociais

Seixal alarga acesso a refeições escolares gratuitas no concelho

É uma de várias medidas aprovadas na semana passada pelo executivo CDU da Câmara Municipal do Seixal. Autarquia vai ainda atribuir 65 bolsas de estudo para jovens do secundário e ensino superior.

Créditos / CMS

«A gratuitidade das refeições passa a abranger, para além das famílias do chamado escalão A, as famílias do escalão B previstas no âmbito da Acção Social Escolar», refere o comunicado da Câmara Municipal do Seixal (CMS), onde são enumeradas as medidas aprovadas na passada quarta-feira pelo executivo CDU.

O escalão B é composto por famílias monoparentais com 2 menores a cargo e rendimentos baixos, famílias alargadas com 3 ou mais filhos a cargo e, ainda, famílias com crianças portadoras de doenças raras mas que não são considerados alunos com necessidades especiais em termos de plano educativo.

Embora a medida implique um encargo de 170 mil euros para a autarquia, Paulo Silva, presidente da CMS, considera que este apoio é essencial para «garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar consignadas na Lei de Bases do Sistema Educativo, numa altura em que se verifica o agravamento das condições de vida decorrentes do aumento da inflação e do custo dos bens essenciais».

Foi também aprovada a atribuição de 65 bolsas de estudo para o ano lectivo 2023/24, a 30 estudantes do ensino secundário, 20 alunos do Seixal de licenciatura e mestrado, 5 alunos do ensino artístico e 10 que participam em cursos técnicos do ensino superior profissional, «como forma de incentivo ao seu percurso académico, visando também a redução das desigualdades sociais no acesso ao ensino, nomeadamente ao ensino superior, e beneficiando famílias com comprovadas dificuldades económicas».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui