(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Porto

Rui Moreira obrigado a recuar na concessão do Coliseu a privados

O presidente da Câmara Municipal do Porto vai levar à reunião do Executivo de 9 de Março a proposta de concessão do Coliseu. CDU reconhece que decisão é fruto da denúncia pública e «peca por tardia». 

Créditos / coliseu.pt

«A CDU não pode deixar de considerar que esta decisão peca por tardia. E que apenas foi tomada face à denúncia pública efectuada pela CDU, bem como ao trabalho consequente que desenvolveu com vista a que esta decisão […] seja tomada no seio dos órgãos democraticamente eleitos, permitindo que estes assumam as suas responsabilidades perante os seus eleitores – mecanismo fundamental da democracia», lê-se num comunicado da CDU enviado ao AbrilAbril. 

No passado dia 23 de Fevereiro, e perante a decisão anunciada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto de apoiar a concessão do Coliseu a privados (na sequência de uma reunião do Conselho Municipal de Cultura), a CDU acusou Rui Moreira de menosprezar os órgãos municipais e reiterou a intenção de, ao abrigo das disposições legais, «assegurar que os órgãos municipais se pronunciassem sobre esta decisão, dada a importância do Coliseu na vida da cidade». 

«Nesse sentido, na reunião da Comissão de Apoio à Mesa da Assembleia Municipal que se realizou no passado dia 27 de fevereiro, o representante do Grupo Municipal da CDU abordou a questão, tendo sido aprovado que os grupos municipais do PS, do PSD, da CDU, do BE e do PAN, ao abrigo da disposição legal que permite a um terço dos deputados municipais convocarem, potestativamente, uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, iriam formalizar o pedido de convocatória de uma sessão para "Analisar a situação do Coliseu do Porto"», refere a nota. 

O pedido foi formalizado no dia 28. Nesse mesmo dia, «e conhecedor desta situação», o presidente Rui Moreira anunciou a intenção de, na próxima reunião do Executivo, agendar um ponto para apreciação da posição a assumir pelo Município na Assembleia Geral da Associação de Amigos do Coliseu do Porto, no próximo dia 13, que irá analisar o futuro desta emblemática sala do Porto.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui