(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|resistência antifascista

Para que não se esqueça o papel das «Mulheres da Marinha Grande»

A exposição «Mulheres da Marinha Grande - Fragmentos de Vidas, de Resistência e de Luta», promovida pelo MDM, será inaugurada a 3 de Junho, pelas 16h, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande.

Créditos / MDM

Trata-se de uma exposição inspirada no livro Mulheres da Marinha
Grande - Histórias de Luta e de Coragem
, de Júlia Guarda Ribeiro, evocando o importante papel que as mulheres tiveram no combate ao regime fascista numa terra como a Marinha Grande, com tradições de luta e de resistência, pela conquista de direitos fundamentais na vida e no trabalho.

Ao promover esta iniciativa, associada às comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, o MDM (Movimento Democrático de Mulheres) procura «dar a conhecer a História, o património de resistência e de luta nos seus diferentes matizes». Por outro lado, recorda «o importante papel que as mulheres da Marinha Grande tiveram nesse combate contra o regime opressor e obscurantista, que relegava as mulheres para uma condição de inferioridade, mulheres que não se deixaram vergar pelo medo que se fazia sentir quando faziam ouvir a sua voz».

 Nesse sentido, o MDM assume o que considera ser seu dever «desocultar o papel das mulheres, tantas vezes esquecidas, mas que abnegadamente lutaram e que com a sua luta contribuíram para a conquista de direitos fundamentais para as mulheres, da liberdade e democracia».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui