(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Ambiente

Espaços verdes de Lisboa devem ser «estruturantes»

A recomendação do Grupo Municipal do PEV, em Lisboa, vai hoje a votos. Os espaços verdes de média e grande dimensão e as árvores de alinhamento são «estruturantes para a gestão da cidade».

Créditos / toponimialisboa.wordpress.com

«O Regulamento Municipal do Arvoredo de Lisboa, e todo o processo de discussão a ele associado, revelou algumas incoerências e fragilidades da transferência de competências da Câmara para as Juntas de Freguesia, especificamente no domínio dos espaços verdes», refere o comunicado do gabinete de imprensa municipal do Partido Ecologista «Os Verdes».

Várias freguesias de Lisboa reconheceram a sua incapacidade em lidar apropriadamente com as questões ligadas ao arvoredo, em consequência de uma transferência que não se adequa à dimensão destes órgãos do poder local.

«O PEV tem defendido desde sempre que os espaços verdes e o arvoredo em meio urbano desempenham um papel fundamental na promoção da qualidade de vida, devido às suas funções ecológicas, lúdicas e recreativas».

Estas zonas, nas cidades, ajudam a «regular o ciclo hidrológico, promovem respostas de adaptação às alterações climáticas, preservam a bio-diversidade, quebram a monotonia da paisagem urbana, cada vez mais densa e aproximam a população da natureza».

«Os Verdes» recomendam que a Câmara Municipal de Lisboa defina critérios que «permitam considerar como estruturantes os espaços verdes de grande e média dimensão», assim como todas as árvores de alinhamento de grandes vias, «de forma a garantir uma gestão melhor integrada e equilibrada em toda a cidade».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui