(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|autocarros

A Carris vai assumir o transporte escolar na capital

Os vereadores da Câmara Municipal de Lisboa aprovaram, por unanimidade, uma proposta do PCP para a criação de um serviço da Carris dedicado ao transporte escolar na cidade.

CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

O Município vai avançar já com um estudo para avaliar a criação e implementação deste serviço, «com recursos dedicados e/ou potenciando a integração de serviços existentes, em articulação com os agrupamentos escolares da cidade». O projecto-piloto arranca no próximo mês de Setembro em pelo menos dois agrupamentos de escolas da cidade.

Em comunicado enviado ao AbrilAbril, o gabinete dos vereadores do PCP na Câmara de Lisboa informa que a «proposta prevê ainda o estudo das sinergias entre o serviço de transporte escolar a criar e serviços de mobilidade de proximidade e de bairro, assim como a possibilidade de serem criados circuitos especiais de transporte para a educação inclusiva».

«Trata-se de garantir que a deslocação regular casa-escola e escola-casa de milhares de crianças e jovens da cidade possa ser assegurado com recurso ao transporte público, substituindo o transporte individual». Uma auscultação realizada junto a alunos dos estabelecimentos de ensino de Lisboa, em 2020, demonstrou que a grande maioria ainda recorre ao carro como principal meio de transporte.

A proposta dos vereadores do PCP, João Ferreira e Ana Jara, estava incluída no programa eleitoral da CDU para a cidade de Lisboa. Além de apoiar as famílias, a medida é mais uma aposta no serviço público de transportes, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável e menos poluente.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui