(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|mobilidade e transportes

2700 estudantes de Matosinhos vão ter desconto de 50% no passe social

Medida deverá entrar em vigor em Setembro e conta abranger todos os estudantes de Matosinhos, sub-23, que frequentem universidades públicas, privadas e de institutos politécnicos.

CréditosJoão Abreu Miranda / Agência Lusa

A proposta foi apresentada na última reunião do executivo da Câmara de Matosinhos pelo vereador eleito pela CDU, José Pedro Rodrigues, tendo sido aprovada por unanimidade. O vereador, que ocupa os pelouros dos Transportes e Mobilidade e da Protecção Civil, tinha já garantido a gratuitidade do passe a todos os cidadãos portadores de incapacidade igual ou superior a 60%.

«O objectivo é fazer chegar esta comparticipação de 50% a todos os estudantes do ensino superior que morem em Matosinhos, onde quer que eles estudem». Para beneficiar desta medida os estudantes têm de residir no município e os respetivos estabelecimentos de ensino devem ser servidos pela rede de transportes Andante, declarou ao AbrilAbril o vereador José Pedro Rodrigues.

A medida serve tanto um propósito social como ambiental, «criando condições económicas mais favoráveis para aceder ao transporte público, sobretudo neste momento tão difícil em que vivemos. Trata-se de um apoio muito imporante para as famílias».

«Apoiar a utilização do transporte público contribui para a qualidade do ar das cidades e para a sustentabilidade ambiental, melhorando as condições de mobilidade das populações», explicou o vereador da CDU.

O custo ficará a cargo do município e o desconto será aplicado sobre o  valor real que os estudantes têm efectivamente de pagar, incluindo o desconto de 25% já existente nos passes de jovens sub-23 de toda a Área Metropolitana do Porto. Com esta redução, o orçamento familiar será substancialmente beneficiado: o passe nunca ultrapassará os 15€ por aluno, acumulando o desconto com os apoios sociais já existentes.

O executivo camarário estima que no concelho vivam cerca de 2700 estudantes em condições para receber este desconto, que representará um investimento de 400 mil euros para o próximo ano lectivo.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui