(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|cooperação

Venezuela acolhe convite da China para se juntar à investigação lunar

A Venezuela anunciou ter aceitado o convite da China para participar no projecto para a criação da Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS), destacando a cooperação estratégica entre os dois países.

Créditos / elpais.cr

Num comunicado divulgado pela ministra da Ciência e Tecnologia, Gabriela Jiménez, sublinha-se o facto de a Venezuela ser «o primeiro país convidado a juntar-se a este importante projecto, que está em desenvolvimento, e cuja construção está prevista a partir de 2030».

O texto, igualmente divulgado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Yván Gil, afirma que a associação estratégica entre os dois países «transcende todas as áreas de cooperação e constitui hoje um reconhecimento dos esforços feitos pelo Governo Bolivariano em prol do desenvolvimento científico» do país sul-americano.

«Na Venezuela vemos com grande expectativa os resultados da recente reunião mantida entre a Agência Bolivariana de Actividades Espaciais (ABAE) e o Laboratório Nacional de Exploração do Espaço Profundo (DSEL) da China», lê-se também no documento do executivo de Caracas.

O comunicado reafirma a «sincera fraternidade, amizade e solidariedade» que une os dois governos, «com o compromisso de continuar a aprofundar a associação estratégica que tantos benefícios trouxe» aos seus países.

Wu Yanhu, do Laboratório Nacional de Exploração do Espaço Profundo da China, com Marglad Bencomo, da ABAE, a 30 de Março de 2023 / Twitter

A China aprovou em 2022 a quarta fase do seu programa de exploração lunar, que inclui a construção da ILRS no pólo sul da Lua, num projecto conjunto com a Rússia, recorda a TeleSur.

De acordo com o portal venezuela-news.com, a construção da ILRS deve ocorrer entre 2026 e 2030, prevendo-se que fique operacional em 2035, após a conclusão de uma terceira etapa de construção (infra-estruturas e sistema básico da estação na superfície lunar e em órbita).

O mesmo portal refere que, no passado dia 30 de Março, Marglad Bencomo, directora da Agência Bolivariana de Actividades Espaciais, visitou o Laboratório Nacional de Exploração do Espaço Profundo da China, onde se reuniu com o vice-presidente daquele organismo, Wu Yanhu.

No encontro, foram discutidas questões de cooperação e trocas bilaterais, e a China aproveitou a ocasião para convidar a Venezuela a juntar-se ao projecto de desenvolvimento da base lunar da ILRS.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui