(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|União Europeia-UE

União Europeia: manda quem pode

A interrupção da reunião do Eurogrupo evidencia não só as contradições que corroem a União Europeia, mas também a ausência de soluções.

Créditos / Consilium/press

A reunião do Eurogrupo foi interrompida, após cerca de 16 horas de discussão, por falta de consenso relativamente à resposta a dar à crise provocada pelo surto epidémico de Covid-19.

Trata-se da quarta reunião em pouco mais de um mês sem qualquer entendimento, o que demonstra não só as contradições que corroem a União Europeia, mas também a ausência de soluções.

No Eurogrupo, cuja reunião deverá ser retomada hoje, pontifica um núcleo de países mais ricos, incluindo a Holanda, que pretende impor mais dívidas aos estados com maiores dificuldades, trazendo à luz do dia a ausência da tão falada solidariedade europeia.

Recorde-se, o último Conselho Europeu, também ele uma reunião atribulada e sem qualquer acordo, mandatou o Eurogrupo para apresentar propostas concretas no prazo de duas semanas.

Um impasse que coloca a necessidade de, por um lado, manter a necessária articulação entre países com interesses e dificuldades semelhantes e, por outro, recuperar os instrumentos perdidos de soberania económica e monetária.

Caso contrário, Portugal corre o risco de ficar refém das contradições e dos impasses da União Europeia e, como na crise de 2008, sujeito à chantagem dos especuladores e das instituições europeias.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui