(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|cooperação

Reforçada a solidariedade entre a Venezuela e a RASD

Na Assembleia Nacional, em Caracas, foi criado esta semana o Grupo de Amizade Parlamentar Venezuela-República Árabe Saarauí Democrática (RASD), para aprofundar e dinamizar as relações bilaterais.

Créditos / focusonafrica.info

A instância tem como objectivos fundamentais promover as relações bilaterais, o diálogo, o apoio mútuo, a cooperação e as trocas de informação, indica o Sahara Press Service (SPS).

Na sessão de estabelecimento do grupo, foi exibido um vídeo sobre as relações diplomáticas entre a Venezuela e a RASD, no qual ficou patente que «as causas de ambos os países estão orientadas para o apoio à autodeterminação e independência dos povos», revela a fonte.

O presidente do grupo, deputado Carlos Gamarra (PSUV), referiu na ocasião que «a instância irá trabalhar conjuntamente com a Associação Venezuelana de Solidariedade com o Povo Saarauí, o embaixador da RASD em Caracas, Mohamed Salem Ali Ergueibi, e o vice-ministro venezuelano para África, Yuri Pimentel, com o propósito de rever os acordos previamente assinados com o presidente Brahim Ghali, em 2023, e, assim, garantir o seu cumprimento a partir do Parlamento».

spsrasd.info

O deputado acrescentou que, com o grupo de amizade parlamentar, se pretende dinamizar a troca de experiências, construir agendas conjuntas e promover a cooperação entre os os governos e os povos dos dois países.

Na sua intervenção na Assembleia Nacional, Gamarra destacou ainda o sofrimento e a resistência corajosa do povo saarauí nas últimas décadas. «Vencerá as lutas contra o colonialismo», sublinhou.

Já o embaixador da RASD, Mohamed Salem Ali Ergueibi, agradeceu as inúmeras expressões de apoio que marcam as relações bilaterais, frisando que todas elas «aliviaram» a situação da população no Saara Ocidental. «Acima de tudo, prevalecu o apoio político à justa causa do povo saarauí», disse.

Entretanto, o vice-ministro para África, Yuri Pimentel, recordou o progresso das relações bilaterais associado aos princípios da Carta das Nações Unidas e à Constituição Nacional.

Nesse sentido, disse que o ex-presidente Hugo Chávez, com o seu «grande sentido de defesa das causas justas», apoiou o povo saarauí em várias áreas, desde o abastecimento de água até à formação de profissionais no domínio audiovisual e da medicina comunitária.

Integram o grupo de amizade, além do presidente, Carlos Gamarra, e da vice-presidente, Jessica Moreno (PSUV), os deputados Nayarith Linares (PSUV), Bussy Galeano (PSUV), Edgar González (PPT), Ekalov González (PSUV) e Rigel Sergent (PSUV).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui