(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|País Basco

ELA denuncia «perseguição sindical» num ginásio de Donostia

Trabalhadores e activistas sindicais concentraram-se frente ao ginásio Metropolitan, classificado como «exclusivo» e que, denuncia o ELA, promove a precariedade e persegue quem se organiza.

Créditos / ELA Sindikatua

A concentração teve lugar esta terça-feira e visou denunciar o despedimento de um trabalhador que participou no processo das eleições sindicais. O ELA acusa a empresa de «perseguição».

O ginásio, a que alguma imprensa se refere como um local «exclusivo» e que abriu na capital guipuscoana em Outubro de 2021, conta com 40 funcionários.

Segundo denuncia o sindicato basco no seu portal, os trabalhadores enfrentam «condições de trabalho precárias» e «elevada instabilidade laboral», e auferem «salários próximos ao salário mínimo».

Neste contexto, os trabalhadores começaram a organizar-se e, em Maio último, realizaram-se eleições sindicais, tendo o ELA obtido os três representantes.

«Agora, a empresa despediu um trabalhador que participou no processo eleitoral, e que foi a ligação entre os funcionários e o sindicato», denuncia a nota, acrescentando que o visado «não teve qualquer incidente no trabalho».

Neste sentido, o ELA denuncia a «perseguição sindical» existente no ginásio Metropolitan em Donostia, e manifesta o seu compromisso na defesa dos direitos deste e dos demais trabalhadores da empresa, tanto por via jurídica como por via da denúncia pública e sindical.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui