(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|Vietname

Descoberta no Vietname bomba norte-americana por explodir

Uma bomba de 200 quilos, do tempo da Guerra Americana, foi encontrada na província central de Quang Binh. Estima-se que um quinto do Vietname esteja contaminado por munições não detonadas.

Créditos / South China Morning Post

Com 30 centímetros de diâmetro, 1,5 metros de comprimento e peso superior a 200 quilogramas, o artefacto do tipo MK82 foi encontrado a 1,2 metros de profundidade por um grupo de agricultores na comuna densamente habitada de Ly Trach, informou o Comité Popular local.

A bomba, que mantinha o seu poder destrutivo, foi levada para um local seguro para ser desactivada, numa acção coordenada entre o Comando Militar da província e sapadores especializados em desminagem e «limpeza do terreno», refere a Vietnam News Agency (VNA).

De acordo com o Ministério vietnamita do Trabalho, Inválidos e Assuntos Sociais, o país do Sudeste Asiático é um dos mais contaminados com munições não detonadas (UXO, do inglês unexploded ordnance).

Estima-se que cerca de 800 mil toneladas de UXO tenham sido deixadas no Vietname quando a guerra imperialista acabou, em 1975, a maior parte das quais na região central do país. Segundo as autoridades vietnamitas, aproximadamente um quinto do país está contaminado com munições não detonadas, refere a fonte.

Os acidentes com estes artefactos ainda são frequentes no país asiático. Embora nunca tenham declarado guerra ao Vietname, os Estados Unidos fizeram-na e continuam a fazê-la tecnicamente, pois uma parte das minas e bombas que lançaram sobre este país – 15 milhões de toneladas, segundo as autoridades vietnamitas, quatro vezes mais que as utilizadas em toda a Segunda Guerra Mundial – continua a matar e a desmembrar pessoas.

Desde o fim da guerra, em 1975, os incidentes com as UXO mataram mais de 42 mil vietnamitas e deixaram feridos cerca de 62 mil, muitos dos quais com elevado nível de incapacidade física.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui