(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Música

Sintra acolhe concerto de homenagem a Olga Prats

A pianista Olga Prats, que morreu no passado dia 30 de julho, vai ser homenageada por colegas e amigos através de um concerto a realizar em Sintra no próximo mês de Novembro.

A pianista Olga Prats (1938-2021) Olga Prats foi uma das figuras centrais da vida musical portuguesa durante quase 50 anosCréditos / Facebook

O concerto de homenagem realiza-se no próximo dia 3 de Novembro, véspera do aniversário de Olga Prats, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, revelou à Lusa fonte da organização.

A iniciativa partiu do musicólogo Bernardo Mariano, que contou com o apoio da filha da pianista, Paula Prats Azevedo Gomes, e do compositor Sérgio Azevedo, autor da obra Olga Prats. Um Piano Singular (2007).

Além do contrabaixista Alejandro Erlich-Oliva, com quem a pianista tocou e fundou, em 1980, o Opus Ensemble, participam no concerto os músicos, compositores e artistas Diana Botelho Vieira, Sérgio Azevedo, Luís Madureira, Quarteto Lopes-Graça, António Victorino d'Almeida, Maria do Céu Guerra, Sara Vaz, Jorge Palma, António Saiote, Artur Pizarro, Irene Lima, João Paulo Santos, e uma bailarina a designar.

«Todos eles pessoas que tiveram uma relação bastante ou muito próxima, profissional e pessoal, com a Olga, uns durante muito tempo, outros mais recentes», referiu Bernardo Mariano, que também colaborou com a pianista num projecto discográfico sobre Joly Braga Santos.

O musicólogo declarou à Lusa que os artistas que participarão no concerto actuarão graciosamente e que 80% da receita da sala será para os promotores e «reverterá, se tudo correr bem, para a instituição do Prémio Olga Prats de Música de Câmara, associado ao Prémio Jovens Músicos, e que irá premiar, a cada ano, com início já em 2022, o agrupamento vencedor da categoria de “Música de Câmara - Nível Médio”».

A pianista e pedagoga Olga Prats é uma figura incontornável do panorama musical português e uma referência no âmbito da música de câmara em Portugal nos últimos 50 anos.

Manteve relações e artísticas e pessoais, entre tantos outros, com personalidades tão relevantes como Fernando Lopes-Graça, António Victorino d’Almeida ou Constança Capdeville. Participou na formação de vários agrupamentos musicais, entre os quais o icónico Opus Ensemble. Leccionou no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa.

Maria Olga Douwens Prats nasceu em Lisboa, a 4 de Novembro de 1938, fez o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional e prosseguiu os estudos em Colónia, na Alemanha. Começou a tocar piano aos seis anos, tendo sido aluna particular de João Maria Abreu e Motta, e deu o seu primeiro recital aos 14 anos, no Teatro Municipal de S. Luiz, em Lisboa.

Faleceu a 30 de Julho de 2021, aos 82 anos, na sua casa na Parede (Cascais).


com Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui