(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Zeca Afonso

Nos 90 anos de Zeca Afonso, preservar uma obra de interesse nacional

A Associação José Afonso (AJA) lançou recentemente uma petição para «declarar a obra de José Afonso de interesse nacional», para salvaguardar o acesso ao trabalho do artista.    

Zeca Afonso faria 90 anos no próximo dia 2 de Agosto Créditos / Glosas

Numa petição online que já ultrapassa as 11 mil assinaturas, a Associação José Afonso (AJA) dirige ao Presidente da Assembleia da República e aos deputados o pedido de reconhecimento e protecção da obra do artista.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, também conhecido por Zeca Afonso, foi uma figura maior da cultura portuguesa, cumprindo-se, em 2 de Agosto, 90 anos desde o seu nascimento. A sua obra conta com o tema «Grândola, Vila Morena», sendo esta uma das duas canções-senha escolhidas pelo Movimento das Forças Armadas na madrugada do 25 de Abril de 1974.

«[José Afonso no Panteão?] Que, juntamente com todos nós, as entidades a quem isso cabe façam, sim, o que urge fazer para manter disponível a totalidade da obra inigualável de José Afonso, para a divulgar, a estudar, a dar a ouvir na rádio e nas televisões.»

José António Gomes, em «E o Zeca salvou-se», 1 de Setembro de 2018

A AJA lançou recentemente uma petição para «declarar a obra de José Afonso de interesse nacional» para tornar o acesso ao trabalho do reconhecido artista não só mais fácil, mas mesmo possível. De acordo com a AJA, «a sua obra encontra-se esgotada, sem editora que assuma a respectiva reedição, impossibilitando assim o seu acesso público». 

Esta Associação refere ainda que existe «um imbróglio jurídico, porque a Movieplay [a editora que detém os direitos comerciais da obra de José Afonso] está em situação de insolvência e não se sabe do paradeiro dos masters das músicas gravadas pelo Zeca Afonso».

Por iniciativa do PCP, foi apresentada, dia 4 de Julho, na Assembleia da República, uma recomendação ao Governo que vai no mesmo sentido, considerando «urgente preservar e divulgar a obra de José Afonso, permitindo o seu acesso a todos».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui