(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|arte

Manuel Cargaleiro homenageado em Paris

O artista português vai receber, esta segunda-feira, as medalhas de Mérito Cultural de Portugal e a Grand Vermeil, a mais alta condecoração da capital francesa.

Manuel CargaleiroCréditosINÁCIO ROSA / Agência LUSA

O programa da homenagem a Manuel Cargaleiro inicia-se na estação de metro de Champs Elysées-Clémenceau, que foi originalmente concebida e decorada pelo artista português, em 1995, e onde se encontra o painel em azulejo «Paris-Lisbonne», recentemente ampliado, e que recebeu novas obras do mestre.

A dupla distinção  – portuguesa e francesa  – a Manuel Cargaleiro ocorrerá nos salões nobres da Câmara Municipal de Paris. Do Governo português, o artista vai receber a Medalha de Mérito Cultural e da presidente da autarquia francesa, a medalha Grand Vermeil.

Manuel Cargaleiro nasceu em 1927, em Chão das Servas, Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco e vive em Paris desde 1957, onde tem o seu atelier.

A sua primeira exposição individual realizou-se na Sala de Exposições do Secretariado Nacional da Informação Cultura Popular e Turismo, em Lisboa, em 1952.

Na década de 1950 foi bolseiro do Instituto de Alta Cultura, em Itália, onde estudou cerâmica, e da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris.

Foi autor de diversas obras de arte pública, como são os casos dos painéis cerâmicos para o Jardim Municipal de Almada, a fachada da Igreja de Moscavide, o painel para a escola com o seu nome no Seixal, a fonte no Parque da Cidade de Castelo Branco e a estação Colégio Militar do Metro de Lisboa.

Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui