(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|cinema

Festa do Cinema Italiano abre com Ennio Morricone

O documentário que o realizador Giuseppe Tornatore fez sobre o compositor Ennio Morricone vai abrir a Festa do Cinema Italiano, que este ano decorrerá em dez cidades portuguesas. 

Créditos / Focus Online

Ennio, que integrou o festival de Veneza, cruza uma longa entrevista que Tornatore fez ao compositor italiano (1928-2020) com uma série de depoimentos de realizadores e outros músicos, entre os quais Dario Argento, Quentin Tarantino e Bruce Springsteen.

O filme de Giuseppe Tornatore abrirá a Festa do Cinema Italiano a 1 de Abril em Lisboa e no Porto, mas este ano a mostra estender-se-á por várias semanas a mais dez cidades portuguesas.

Além da já anunciada retrospectiva que assinala os cem anos do nascimento do realizador Pier Paolo Pasolini, a Festa do Cinema Italiano contará com várias antestreias nacionais, nomeadamente, Futura, de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher, Marx pode esperar, de Marco Bellocchio, ou Das Profundezas, documentário que Michelangelo Frammartino apresentará em Lisboa.

A organização já tinha anunciado anteriormente a presença de outros filmes, entre os quais Salvatore - Shoemaker of Dreams, de Luca Guadagnino, e Leonora Addio, de Paolo Taviani.

A competição de primeiras e segundas obras, a partir das quais será escolhido o melhor filme da festa, contará com as obras Atlas, de Niccolò Castelli, Europa, de Haider Rashid, Lovely Boy, de Francesco Lettieri, Mondocane, de Alessandro Celli, e Una femmina, de Francesco Costabile.

Ainda a propósito da retrospectiva dedicada a Pasolini, a Festa do Cinema Italiano escolheu vários filmes que transmitam o legado deste cineasta, entre os quais Caro Diario, de Nanni Moretti, e Le Bassin de J.W., de João César Monteiro.

O festival recordará ainda o psiquiatra Franco Basaglia, «o principal agente da reforma psiquiátrica em Itália e no resto do mundo», com o filme Matti da Slegare, de Marco Bellocchio, Silvano Agosti, Sandro Petraglia e Stefano Rulli. A exibição do filme será acompanhada de um debate com Marco Bellocchio (que participará online) e Silvano Agosti, que estará presente no festival.

A sessão de encerramento da Festa do Cinema Italiano em Lisboa será a 10 de Abril com Il bambino nascosto, de Roberto Andò, o filme sobre a máfia napolitana e que também fechou no ano passado o Festival de Cinema de Veneza.

Além de Lisboa e Porto, o festival acontecerá em Cascais, Lagos, Coimbra, Viseu, Penafiel, Alverca, Aveiro, Caldas da Rainha e Almada.


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui