(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

|exposição

Exposição sobre os 45 anos de carreira de João Duarte

A exposição Objetos, Delicados da Memória, na Galeria Municipal do 11, em Setúbal, homenageia os 45 anos de carreira de João Duarte, enquanto autor de escultura, medalhística e numismática.

Créditos / Museu de Vila Franca de Xira

A mostra, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, será inaugurada a 1 de Abril e ficará patente até 3 de Junho. A exposição conta com 22 esculturas feitas em diversos materiais – bronze, terracota, acrílico, mármore, gesso patinado, madeira, ferro ou fio de algodão –, 15 colagens, 24 troféus, 100 medalhas e 15 moedas comemorativas.

Licenciado em Artes Plásticas, Escultura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, João Duarte é professor associado agregado aposentado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e membro efectivo da Academia Nacional de Belas Artes e da FIDEM (Federação Internacional da Medalha).

João Duarte recebeu várias distinções internacionais na área da medalhística, nomeadamente, no 31.º Congresso Mundial da FIDEM, em 2010, pelo seu contributo para a divulgação desta arte. Em 2011, foi-lhe atribuído, pela associação de numismática dos Estados Unidos da América, o prémio J. Sanford Saltus, considerado o Nobel desta arte.

No seu currículo, João Duarte tem igualmente a criação da medalha anual do British Museum, em 2012 e a medalha de honra honoris causa do Estúdio de Escultura Medalhística da Academia Nacional de Arte de Sófia, recebida no 33.º Congresso Mundial da FIDEM, em 2014.

Em Portugal, o Movimento Arte Contemporânea atribuiu-lhe os prémios MAC'2014 Personalidade Cultural do Ano e MAC'2022 de Mérito e Excelência.

Autor de 16 moedas comemorativas realizadas na Imprensa Nacional – Casa da Moeda, João Duarte tem 56 obras em espaços públicos portugueses, para além de ter realizado várias exposições individuais e coletivas de escultura e medalhística, em Portugal e no estrangeiro.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui