(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|

Edição de «O Rei Lear», com tradução de Álvaro Cunhal, apresentada em Lisboa

A obra O Rei Lear, do dramaturgo William Shakespeare, com tradução, ilustrações e notas de Álvaro Cunhal, é apresentada na quinta-feira, em Lisboa.

Ensaio de imprensa da peça Lear, a partir de Rei Lear de William Shakespeare, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. 12 de Setembro de 2017CréditosMário Cruz / Agência LUSA

Escritor, tradutor e dirigente comunista, Álvaro Cunhal traduziu aquela tragédia de Shakespeare na década de 1950, durante o seu mais longo período de prisão, antes de participar na fuga colectiva de Peniche.

A obra foi editada em fascículos na década seguinte pela Tipografia Scarpa, sem que se soubesse quem era o tradutor. A tradução, com anotações e ilustrações de Álvaro Cunhal, só viria a ser reeditada, sabendo-se que era sua, em 2002, pela Editorial Caminho, sendo agora publicada de novo pela Página a Página.

A apresentação de O Rei Lear está marcada para hoje, no Centro de Trabalho Vitória, do PCP, em Lisboa, pelo actor e encenador Bruno Bravo.

Pela mesma chancela, estão publicados os títulos de Álvaro Cunhal História de um gordo chinês que estava de barriga para o ar, Os barrigas e os magriços e O burro tinha razão, todos com ilustrações de Susana Matos.


Com Agência Lusa

Tópico

    Contribui para uma boa ideia

    Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

    O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

    Contribui aqui