(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|literatura

«Capital Mueda»: não esquecer a guerra colonial

O livro Capital Mueda apresenta nova edição, quando passam 47 anos sobre a operação que as tropas coloniais executaram no simbólico Planalto dos Macondes, no Norte de Moçambique.

«Guerra Colonial: exército português em operações», Fundação Mário Soares / AMS - Arquivo Mário Soares - Fotografias Exposição Permanente [disponível: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_114090 (2020-3-24)] Créditos

Um livro que tem por base a cobertura da coluna entre Mueda e Nangololo, realizada uma vez por ano para transporte de soldados, munições e mantimentos. O seu autor, o jornalista e escritor Jorge Ribeiro, acompanhou a última coluna levada a cabo antes do fim da guerra, que, em 1973, gastou oito dias para percorrer 30 quilómetros.


Capital Mueda é uma das principais obras da literatura sobre a guerra colonial, que, ao longo dos anos, tem merecido estudos e opiniões de investigadores e militares como Urbano Tavares Rodrigues, Pezarat Correia, João Paulo Borges Coelho, David Martelo e Luandino Vieira.

A presente edição, a sexta, tem prefácio do historiador francês René Pélissier e integra um vasto glossário com termos e definições do tempo da guerra que as novas gerações não conhecem.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui