(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Ideias

100 anos da «Seara Nova» em exposição itinerante

A revista foi fundada por Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco Correia, Jaime Cortesão, Raul Brandão e Raul Proença.

Capa de um número da revista Seara NovaCréditos / Gulbenkian

A Seara Nova foi fundada em 15 de Outubro de 1921, criando um espaço de reflexão que mobilizasse à acção, durante o longo e, por vezes, conturbado percurso de resistência ao fascismo e que procurasse também contribuir para elevar o país, ética e culturalmente.

Com o objectivo de dar a conhecer a história da fundação, os
fundadores, os directores e colaboradores ao longo
dos anos, a intervenção política, as polémicas que se travaram nas páginas da revista, a censura e o seu impacto, a revista promove uma exposição itinerante, sob o lema «Seara Nova – 100 anos de Acção e Pensamento Crítico». A inauguração será no dia 20 de Maio em Setúbal, às 18h00, na Galeria Municipal do Onze, seguindo-se a inauguração da exposição plástica «O lápis não rasga o papel», na Biblioteca Municipal de Setúbal.

Esta exposição ficará aberta ao público até 4 de Junho, para de seguida continuar a sua digressão pelo país, passando por Santarém e terminando em Lisboa.

Para além da exposição histórica, haverá todos os dias, na Galeria e na Biblioteca, a projecção do documentário «Há 100 anos,  a Seara Nova», realizado por Diana Andringa.

No dia 28 de Maio, será realizado um colóquio intitulado «Seara Nova -100 anos», organizado pelo Centro de Estudos Bocageanos e que terá como oradores, Risoleta C. Pinto Pedro, Pedro Martins, Álvaro Arranja e Daniel Pires.

Estas comemorações são da responsabilidade da Comissão Promotora do Centenário, que integra, entre outros, o director da Seara Nova, Luiz Madeira Lopes, Luís Andrade (Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa), coordenador do Conselho Científico do Centenário e Catarina Pires, jornalista e membro do conselho redactorial.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui