(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

No aniversário da PPP, utentes do IC1 denunciam «negócio desastroso»

A Comissão de Utentes do IC1 de Alcácer do Sal e de Grândola assinala o oitavo aniversário do contrato de parceria público-privada com pedidos de audiência ao Governo. Em causa, a necessidade urgente de reparar a «estrada da morte».

Os utentes do IC1 de Alcácer do Sal e de Grândola exigem urgente reparação desta via rodoviáriaCréditos / SetúbalTV

No dia 31 de Janeiro assinalam-se oito anos sobre a rubrica do «contrato inicial» da parceria público-privada (PPP) para a recuperação, conservação e exploração do IC1, contratualizado pelo governo de José Sócrates com o objectivo de «reduzir custos para o Estado e melhor satisfazer as necessidades públicas». 

Vantagens que não tiveram concretização prática, como defendem os utentes desta via rodoviária. Através de comunicado, a Comissão de Utentes do IC1 de Alcácer do Sal e de Grândola denuncia que «o pressuposto desta PPP tem sido um modelo de negócio desastroso e com custos enormes para o erário público, com maior incidência para os munícipes destes dois concelhos».

Neste sentido, e no decurso de uma longa acção de luta que tem vindo a travar, a comissão de utentes solicitou audiências, «em datas tão próximas quanto possível», com o Governo, designadamente com o primeiro-ministro, e com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas; com os presidentes da República e da Assembleia da República; e com o presidente do Conselho de Administração Executivo da IP – Infraestruturas de Portugal.

Os utentes reiteram a exigência do cumprimento da resolução da Assembleia da República n.º 138/2016, aprovada por unamidade no parlamento, que «recomenda ao Governo a recuperação e beneficiação urgentes do IC1 no troço entre Alcácer do Sal e Grândola».

Os utentes exigem mais uma vez respeito. Consideram «que se continua perante uma situação inaceitável» e que os sucessivos governos têm vindo a «empurrar com a barriga» um problema que tem vindo a agravar-se. Ao mesmo tempo, denunciam o «abandono» a que dizem estar sujeitas as populações dos dois concelhos.

No documento aproveitam ainda para recordar que a falta de manutenção da via tem potenciado um número crescente de acidentes, muitos deles com vítimas mortais.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui