(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Freguesias

Serpa aprova desagregação de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo

A proposta de desagregação foi aprovada por unanimidade nos três órgãos autárquicos. Câmara Municipal de Serpa salienta prejuízos da união forçada e viabilidade económico-financeira das duas freguesias.

Créditos / Rádio Pax

A proposta de desagregação aprovada por unanimidade em Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo, aprovada também por unanimidade na Câmara Municipal de Serpa, mereceu a aprovação por unanimidade e aclamação por parte da Assembleia Municipal, no passado dia 15, informa o Município serpense numa nota enviada às redacções. 

Em causa está a reposição das freguesias agregadas pela designada «lei Relvas», que apagou do mapa 1168 autarquias com base em argumentos como a coesão social ou ganhos em termos de escala e eficiência. «Todavia, o presumido benefício que a União das Freguesias possibilitaria esbarrou desde logo na reorganização das mesmas, que não teve em conta as especificidades de cada freguesia, a sua cultura e características própria», constata a Câmara de Serpa.

No caso específico da União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e de Vale de Vargo, denuncia que ela colocou em causa a proximidade com os fregueses, «agravada pela falta de meios para responder de forma atempada e efectiva, impactando negativamente no desenvolvimento social, coesão e identidade que se pretende para este território». 

Por outro lado, a receita de cada uma das freguesias «deita por terra» o argumento da redução de peso no Orçamento do Estado, uma vez que «ambas dispõem de viabilidade económico-financeira e recursos para uma eficiente e eficaz gestão pública», constata o Município serpense, que saúda a população deste território pela forma «coerente e persistente» com que lutou pelas suas freguesias.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui