(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Ambiente

PS e PSD rejeitam a plantação de mais árvores em Lagos

A proposta da CDU, chumbada pelo PS e PSD na Assembleia Municipal de Lagos, visava a identificação dos «arruamentos, praças, largos e outros locais» onde a plantação de arvoredo fosse mais premente.

Centro Histórico de LagosCréditos / VagaMundos

«As árvores têm um papel fundamental na promoção da qualidade de vida devido às suas funções ecológicas, lúdicas e recreativas, pelo que a importância da sua presença em meio urbano é incontestável», defende, em comunicado enviado ao AbrilAbril, a Coordenadora de Lagos da CDU. «São um bem público, elemento chave nos arruamentos para ajudar a diminuir o efeito térmico nos dias mais quentes».

A coligação, que une comunistas e ecologistas e que em 2021 recuperou o vereador neste concelho do Barlavento algarvio, alerta para os «desafios ambientais e sociais colocados pelas alterações climáticas, cujas incidências já se fazem sentir de forma preocupante no país». As barragens do Algarve só têm, no início do Verão, cerca de 40% do seu volume útil, menos do que em finais de Setembro de 2021, quando começa a época das chuvas.

«São necessárias e urgentes novas abordagens políticas, tanto a nível nacional como local, orientadas para a adopção de soluções para mitigar os efeitos do aquecimento global». O arvoredo configura uma das mais importantes formas de minimizar as consequências das alterações climática, ao mesmo tempo que enfrenta o âmago da questão: a redução de gases poluentes na atmosfera. 

O «enorme potencial do arvoredo» em meio urbano, pode dar um importante contributo para a «biodiversidade: a capacidade de retenção da água da chuva no subsolo e de drenagem para os lençóis subterrâneos» são, nos dias de hoje, fundamentais assim como a ajuda na «regulação climática (com os devidos benefícios em termos de poupança energética dos edifícios), menores níveis de poluição e a criação de zonas de ensombramento e de lazer fundamentais para uma vida saudável e de bem-estar» das populações.

«Sendo verdade que se tem procedido à plantações de várias árvores na cidade», a CDU exigiu, na Assembleia Municipal de Lagos, o urgente reforço da plantação de árvores em artérias e ruas da cidade, para além da protecção e manutenção das espécies já existentes.

A proposta foi chumbada com 19 votos contra, do PS e do PSD, e uma abstenção, do Chega.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui