(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Leiria

Peniche: Preservar o emprego é a melhor forma de evitar a crise económica e social

O encerramento de empresas, designadamente do ramo das conservas, e a quebra de rendimentos, também por via do lay-off, ameaçam a economia do concelho de Peniche, no distrito de Leiria, alerta o PCP.

PenicheCréditos / AbrilAbril

O encerramento recente da António Ramos & Costa, empresa do ramo de conservas por frio, colocando no desemprego cerca de 20 trabalhadores, é um dos exemplos apontados pelos comunistas num comunicado.

De acordo com a nota, a situação é agravada pelas «grandes dificuldades» que alguns destes trabalhadores enfrentam para voltar à actividade, seja por força da idade ou por falta de alternativas no concelho penichense. 

A par do encerramento de empresas, o PCP alerta para a situação de «instabilidade» que algumas vivem, devido às limitações de matéria-prima, nomeadamente de sardinha, cuja captura tem sofrido restrições. Mas chama também a atenção para outros ramos de actividade «fulcrais» para a economia local, como é o caso da hotelaria e restauração, onde se conhece uma redução «abrupta» de trabalhadores.

Os comunistas observam que o encerramento de empresas, a par do desemprego crescente, que por vezes atinge famílias inteiras, e das acentuadas quebras de rendimentos dos trabalhadores, em virtude do lay-off ou de cortes nos salários, têm «profundos impactos» na economia local, de que é exemplo o encerramento de salões de cabeleireiro. 

Defendem, por outro lado, que o aumento do desemprego e a quebra de rendimentos dificultam o acesso à habitação, num contexto em que as rendas continuam a subir e a resposta no plano da habitação pública ou de habitação com renda acessível «não dá resposta» às famílias em situação de desemprego ou com dificuldades económicas.

O PCP vai mais longe e defende que «tudo deve ser feito» para preservar o emprego e os rendimentos dos trabalhadores, sublinhando que essa é a «principal medida» para impedir o aprofundamento da crise social e salvaguardar a economia do concelho.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui