(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|mobilidade e transportes

Novo estacionamento na Póvoa de Varzim deve ter em conta moradores

O novo parque de estacionamento no antigo quartel, no Bairro da Matriz, na Póvoa de Varzim, acarreta «custos acrescidos tanto a moradores como utentes dos transportes públicos», aponta a CDU.

Maqueta do projecto de ampliação do parque de estacionamento no ex-quartel, no bairro da Matriz, na Póvoa de VarzimCréditos / Voz da Póvoa

A solução de estacionamento promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no antigo quartel, no Bairro da Matriz, deve ser articulada com soluções de mobilidade e de acesso ao transporte público, garantindo direitos às populações e trabalhadores, em vez de os prejudicar, afirma a CDU/Póvoa de Varzim em nota de imprensa divulgada esta semana.

A coligação alerta para a redução do número de lugares disponíveis para os moradores do Bairro da Matriz, num quadro em que há um conjunto de habitações impossibilitadas de ter garagem, obrigando-os a procurar outras soluções.

Os moradores não podem ser prejudicados, alerta, e para eles o lugar de estacionamento deve ser garantido a custo zero e não a 120 euros por ano, como pretende o Município.

A nota refere também a necessidade de os utilizadores dos transportes públicos, nomeadamente os detentores do Passe Único, terem acesso a um determinado número de lugares gratuitos, «articulando esse número de lugares com a garantia de estacionamento no parque junto à Estação de Metro», a fim de compatibilizar a utilização do transporte privado com a utilização dos transportes públicos.

A CDU acusa o Executivo Municipal liderado por Aires Pereira (PSD) de não ter em conta «a garantia do direito à mobilidade das populações e trabalhadores, colocando custos acrescidos tanto a moradores como utentes dos transportes públicos, num contexto em que os operadores de transporte público não respondem às reais necessidades da população poveira».

Em 27 de Abril passado a autarquia anunciou para 16 de Junho a inauguração da obra de ampliação do parque de estacionamento do antigo quartel, localizado na zona da Matriz. O estacionamento passa a dispor de 435 lugares, o dobro da capacidade anterior, com um custo anual de 550 euros, para os utentes em geral e de 120 euros para os residentes.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui