(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-77129967-1', 'auto'); ga('require', 'GTM-NLPH4K8'); ga('send', 'pageview');

Siga-nos

Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|descentralização

Municípios de Setúbal analisam descentralização

A Associação de Municípios da Região de Setúbal vai realizar um debate sobre transferência de competências para as autarquias e regionalização, no dia 21 de Maio. 

Créditos / CC BY-SA 3.0

O encontro «Descentralização Administrativa – Municípios e Regiões  – Aprofundar Abril» realiza-se no auditório municipal de Pinhal Novo, no concelho de Palmela, e tem como «desafio» juntar os vários intervenientes que, directa ou indirectamente, «têm participação num possível futuro processo de descentralização administrativa do poder central para o poder local».

Entre os nomeados pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) encontram-se câmaras e assembleias municipais distritais, juntas de freguesia, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a delegação distrital da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) e os deputados à Assembleia da República eleitos pelo círculo do distrito de Setúbal, a par de instituições regionais. 

Os objectivos centram-se no aprofundar da temática sobre a regionalização e os processos de transferência de competências para as autarquias, analisando simultaneamente as iniciativas legislativas apresentadas na Assembleia da República, no âmbito da descentralização administrativa e da afirmação dos três princípios da Constituição da República Portuguesa respeitantes ao poder  local democrático: autonomia, descentralização e subsidiariedade.

Para os promotores da iniciativa, importa valorizar a garantia de acesso das populações aos bens e serviços do Estado, assim como a justa repartição dos recursos públicos entre o Estado e as autarquias locais.

A AMRS tem vindo a desenvolver um processo de análise da proposta de lei do Governo que estabelece o quadro de transferência de competências para as autarquias locais, bem como dos diplomas sectoriais apresentados pelo Governo à ANMP.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui